Inverno, final de semana, frio?
Nada melhor que uma esticada na Serra Gaúcha! Mas qual o destino mais freqüente?
Gramado, não?
Ok, Gramado é tudo de bom! Cidade bonita, limpa, povo e estrutura acolhedores, hotéis charmosos e restaurantes ótimos. Mas, tudo muito comercial e urbano! Depois de ir vááárias vezes acaba ficando tudo batido.
Como vamos muito a Gramado, acabávamos apenas caminhando por lá, como moradores, apenas para curtir o clima e calma serranos e a beleza das ruas.
Mudamos então nosso foco na Serra. Migramos um pouco mais para cima, região das coxilhas, pradarias e pinhais e fomos parar em São Francisco de Paula. Primeira das muitas cidades com lindos atrativos naturais dos Campos de Cima da Serra.

São Franciso de Paula é uma cidade de 19500 habitantes situada sobre os Campos de Cima da Serra, economia baseada no extrativismo vegetal, especificamente madeireiras e serrarias, na pecuária de gado de corte e no turismo, mais fortemente nas últimas duas décadas.
Não é um destino de badalação como Gramado, mas pode surpreender. É um destino basicamente de atrações naturais e de menor custo.
Possui um bom número de hotéis de variadas faixas de preço.
O mais conhecido, o Hotel Cavalinho Branco:


Antigo e de aspecto meio envelhecido mas imponentemente construído na extremidade do lago São Bernardo.
O mais belo,Hotel Veraneio Hampel

Hotel desde 1899 situado num belíssimo parque natural com bosques de pinheiros , lagos, amplas áreas verdes e muralhas de hortências.
Restaurantes, existem boas opções, com comida campeira ou italiana, destaque para o churrasco de pinhão e receitas a base de charque; recomendamos a Tratoria Pasta Nostra, excelente em massas, de custo honesto e acolhedora como casa de avó.

Nos arredores de São Chico várias opções de turismo e hospedagem rural, você pode visitar ou se hospedar no Parque das Cascatas e tomar banho nas psicinas naturais sobre as cascatas; Conhecer o Parque das Oito Cachoeiras e passar o dia caminhando e tomando banho em piscinas naturais em meio a mata; conhecer o Parque da Cachoeira, se hospedar nas cabanas, acampar ou passar o dia, podendo fazer uma tirolesa radical sobre o rio a 70 metros de altura, fazer pêndulo na ponte de ferro ou tomar banho nos piscinões naturais sob a cascata; Ir à Represa do Salto
admirar a engenharia integrada a natureza ou apenas circular pelas estradas do entorno da cidade, se maravilhando com as imagens das campinas.
Atenção especial a Livraria Miragem na avenida principal! Uma enorme construção em estilo galpão campeiro, madeiras e metais, que abriga um enorme acervos de obras para venda e apreciação e que conta com um café /restaurante, museu poético e fotográfico. Vale muito a conhecer pela beleza e ineditismo no meio cultural da região
Vá a São Chico, como é conhecida, e vá além, descubra também, Cambará, São José dos Ausentes, Jaquirana, Bom Jesus e muito mais!
Dicas bem bacanas, vale conhecer tudo isso!
ResponderExcluir