domingo, 16 de maio de 2010

É ano de Copa!!! - Futebol X Caixinhas de leite

Inauguro meu novo, e talvez definitivo Blog, com algo não propriamente focado no tema principal, mas críticas farão parte também.
Na contramão da mentalidade coletiva limitada corrente, vou contra a copa e suas implicações.
A histeria coletiva e a pressão da mídia em cima do tema da Copa, lançam um véu, uma cegueira coletiva no povo, que faz com que esse se preocupe apenas com o gol, a escalação, o horário do jogo e se fulano estará, ou não, bem para jogar.
O zé povinho não notou que aquele menino da vila, que lá está de chuteiras a rolar a bola, ganha num dia o que ele leva um mês ou mais para faturar. Pior, ganha se divertindo, porque futebol e diversão, e eu mesmo acho, porque nada melhor que uma pelada pra se divertir. Mas então ali entra o lado econômico, do patrocínio, das transmissões. O jogador fatura mas é marionete de uma organização maior. O zé povinho, pior marionete, só gasta. Gasta a grana do ingresso enquanto a mulher em casa reclama que não tem pro básico, pro leite, pra conta de telefone; gasta a grana no churras e ceva pra reunir os amigos em casa; gasta um tempo precioso que podia estar brincando ou passeando com os filhos no finde; ao invés disso fica ensinando palavrões por tabela aos filhos, enche a pança de carne e depois, bêbado, vai dormir e deixa a sobra para a mulher arrumar, pronto para iniciar a segunda feira reclamando da vida. Isto é regra, claro que há exceção, mas é regra na maior parte do povo brasileiro. Há mais ansiedade na expectativa de um jogo no que na solução de uma questão social.
Existem os efeitos periféricos nocivos de futebol também. Aguentarmos em horário nobre pseudo " autoridades" carregadas de empáfia, soberba e "conhecimento" a discursar sobre a importância de esquemas táticos, sobre o joelho de fulano, sobre a capacidade gerencial de determinado técnico. Tudo isso discutido e assistido como se fossem as discussões finais do rumo da humanidade!
Pare de dar tanta importância ao futebol! Isso trás desequilibrio econômico e social, gera violência quando do fanatismo, arrasta multidões de jovens na esperança do caminho numa carreira que não leva a nenhum mérito social verdadeiro.
Vá passear com a família! Vá estudar!! Cresça!! A vida não é plateía de pelada!

2 comentários:

  1. Que legal, primo! Bem-vindo a este mundo blogueiro! E parabéns, por olhar através de outro foco, os detalhes desta vida!
    beijos, Aline

    ResponderExcluir
  2. Ufa! Que alívio... Achei que eu era a única pessoa no país a pensar assim!

    ResponderExcluir